Um peixe da espécie Jaú (Zungaro Zungaro), com um pouco mais de 80 kg, foi pescado na última segunda-feira, 29, por Biraci Júnior, do povo Yawanawá, da Terra Indígena Rio Gregório, de acordo com publicação feita nas redes sociais. Segundo o líder indígena, o animal deve alimentar as 250 pessoas da aldeia por cerca de dois dias.
Biraci explicou o método utilizado, conhecido como bicheiro, para a captura do animal. “Um anzol grande amarrado em um pedaço de madeira com uma corda de uns 19 metros. A pessoa mergulha e acha o peixe lá, no fundo do rio, que pode chegar até 5 metros de profundidade, e de lá o mergulhador finca o anzol e sai para fora da água. No seco, o pescador puxa a corda para tirar o peixe da água”, revela ele.
Ele ainda conta que espécimes deste porte aparecem ao menos uma vez ao ano, e que animais ainda maiores já foram pegos pela região, mas que os “gigantes” como ele diz, estão aparecendo cada vez com menos frequência. Apesar de não contar com um simbolismo especial, é um prato tradicional da culinária Yawanawá. “Pode-se cozinhar, fritar, moquear”, conta Biraci.