A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou um mutirão de controle às arboviroses (dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti), na manhã desta quarta-feira, 3, na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, situada na Avenida Sobral, bairro Ayrton Senna.
A ação visa promover a educação e conscientização em saúde na região, como destacou a secretária de Saúde, Sheila Andrade.
“A primeira ação foi realizada no Belo Jardim, ano passado, e agora na região aqui da baixada da Sobral. Esse é um mutirão de ‘guerra’ contra esse mosquito que transmite várias doenças. Vamos intensificar o trabalho com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Cuidados com a Cidade, com limpeza nos bairros. Estamos pedindo aos moradores para que receba os agentes comunitários de saúde, de endemias, para que possam ser orientados de como devem cuidar de suas casas e quintais”, frisou a gestora.
Andrade também comentou sobre o reforço do trabalho preventivo em decorrência do surto de dengue em Rio Branco.
“Iremos contratar mais 100 agentes de endemias, além de abrir mais quatro frentes de trabalho. Estamos com mais duas unidades de referências específicas para atender os infectados pela doença, que é nas URAPs Roney Meireles, no bairro Adalberto Sena, e a Cláudio Vitorino, no Taquari, com todo tipo de medicação. Em 2023, foram mais de mil casos de óbito de dengue, em todo Brasil, e não queremos que isso aconteça aqui no município. Precisamos está unidos para combate o mosquito, para que não ocorra epidemia de dengue em nossa cidade”, disse a gestora.
O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância do mutirão. “Esses mutirões são muito importantes para diminuir a incidência da doença. Já fizemos um requerimento ao secretário de Estado de Saúde para disponibilizar caminhonetes e máquinas para ajudar o trabalho que estamos realizando”, salientou.