Durante o inverno amazônico, os cuidados em relação ao mosquito Aedes Aegypti devem ser redobrados, haja vista que ele é o principal transmissor de doenças como dengue, Chikungunya e Zika. Ciente da necessidade de fiscalizar os focos presentes na capital, a Prefeitura de Rio Branco tem realizado mutirões em todos os bairros da cidade.
Nesta segunda-feira, 15, cerca de 100 agentes de endemias estiveram no conjunto Universitário, orientando de casa em casa os moradores sobre a importância de redobrarem os cuidados básicos, como evitar água parada e manter a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água.
“Isso foi um pedido do prefeito Tião Bocalom, com a secretária Sheila Andrade, de estarmos focando neste combate contra dengue. A população também tem que cuidar do seu quintal, que a gente está achando muito foco de dengue aqui nos quintais. Se você nos ajudar, tenho certeza que a gente vai combater essa dengue”, destacou.
Para Máximo Nascimento, supervisor geral dos agentes de endemias, a parceria da população é de suma importância para que, seja possível eliminar os focos do mosquito no bairro. Ele ressaltou que a consciência deve partir de cada morador.
“Aqui no Universitário temos um probleminha para entrarmos nos imóveis, os moradores, muitas vezes, estão em casa e não querem nos receber e pedimos a colaboração e o empenho para nos ajudar neste momento porque está tendo um grande foco, muitos casos de dengue confirmados. Precisamos da ajuda da população, cuidando dos seus quintais e deixando a gente entrar nos imóveis para fazer a vistoria”, informou.