As ações de limpeza da cidade de Rio Branco, em especial córregos e igarapés, vêm sendo intensificadas, cada vez mais, principalmente nesse período em que as chuvas são mais intensas, para evitar, que o problema das enxurradas volte a invadir casas e quintais.
“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas que a população possa colaborar, descartando o entulho de forma correta. Nós temos um cronograma que nós divulgamos na rede social da Prefeitura, divulgamos nos sites também, passamos para os líderes comunitários para que eles possam estar divulgando nas suas comunidades, para que as pessoas só possam descartar, fazer a limpeza dos seus quintais e descartar esse entulho para fora, quando a Prefeitura estiver dentro do bairro fazendo a limpeza”, explicou o secretário da secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira.
Socorro Ferreira, reside no conjunto Nova Esperança. Há muitos anos reivindica melhorias na desobstrução do igarapé que passa perto da casa dela. Ela diz, que a culpa é dos próprios moradores, que sem consciência ambiental, acabam jogando tudo que não presta dentro do manancial.
“O problema é antigo e aqui é uma imundice total Pessoal carrega geladeira, é fogão, vão jogando tudo aí. Quando chove é uma tristeza. Alaga, entope os esgotos, a água vem e é um terror aqui, triste. A gente está cansada de sofrer aqui nesse pedaço. Muito triste.
A senhora Mazilia Amorim, reconhece o belo trabalho que a Prefeitura de Rio Branco vem fazendo na limpeza das ruas e dos igarapés, mas também credita que o maior culpado dos problemas com as enchentes são os próprios moradores.
“Uns tem consciência e outros não tem. Às vezes eu choro enfezada, gente não faça isso. Eu sou contra as pessoas que fazem uma coisa dessas. É sujeira demais no meio ambiente. É tanta coisa que eles jogam que vai entupindo o cano das casas que é bem na beira, esborra tudo”.
O secretário municipal da SMCCI, Joabe Lira, informou que o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom mais que dobrou o orçamento desde 2022 e a determinação do gestor para 2024, diz Lira, é que a capital rio-branquense seja de fato, um lugar onde as pessoas possam ter orgulho de viver.
“Desde que assumiu a gestão, ele investiu muito em limpeza pública e dobrou o nosso orçamento. Por isso, nós conseguimos triplicar a quantidade de equipes, saímos de 10 para 30. Além disso, investimos também em outras áreas, que foi a limpeza dos córregos, principalmente. Ano passado, nós colocamos duas escavadeiras hidráulicas, colocamos também retroescavadeiras, para fazer a limpeza mecanizada e a limpeza manual. Estão fazendo a limpeza dos córregos já desde o início do ano e o que a gente vê é que nós retiramos muito o entulho dos córregos, continuamos retirando. A gente encontra muitas garrafas pet, muito resto de sofá, geladeira, então o poder público tem feito sua parte”, concluiu Joabe.