Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pronto Socorro de Rio Branco e Fundhacre estão sem leitos de UTI disponíveis na capital

Foto: Reprodução

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) estavam com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, nesta terça-feira, 16.

A situação também está crítica no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, e no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, visto que as vagas de UTI também estão quase acabando. Vale lembrar que o Acre enfrenta, desde o final de 2023, um aumento nas síndromes febris, tendo ainda a circulação a Covid-19 na região.

A Saúde informou que a maioria das internações na UTI são de emergências clínicas, como as vítimas de acidente de trânsito e os pacientes que passaram por cirurgia e tiveram complicações. Confira abaixo como está a ocupação de leitos de UTI nas unidade do estado:

          Huerb – todos os leitos de UTI ocupados

          Fundhacre – todos os leitos de UTI ocupados

          Hospital Regional do Juruá – Dos 10 leitos disponíveis, 8 estão ocupados

          Hospital Santa Juliana – Dos 20 leitos disponíveis, 17 estão ocupados

Em resposta, a assessoria da Sesacre afirmou que: “Estamos intensificando os esforços no enfrentamento da atual demanda de leitos de UTI e hospitalares, resultante do aumento de casos de emergências clínicas, acidentes, traumas e pós-cirúrgicos”.

Embora o governo tenha decretado situação de emergência no Acre por conta do aumento de 106,6% dos casos de dengue, de acordo com a Sesacre, nem um paciente internado na UTI, está relacionado a síndrome respiratória ou dengue.

Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão

Sair da versão mobile