Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre sobe quase 1,50m em menos de 24h, mas não há indícios de alagação para este ano, afirma Friale

Rio Acre sobe quase 1,50m em menos de 24h, mas não há indícios de alagação para este ano, afirma Friale

O nível do Rio Acre, em Rio Branco, marcou, na manhã desta quarta-feira, 24, 8,25 metros, quase 1,5 metro a mais, em menos de 24h. Neste mês de janeiro, já choveu mais de 339,1mm, em torno de 21% a mais do que o esperado para o mês, que seria, em média, 280 mm. Os dados foram informados pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

De acordo com o meteorologista Davi Friale, no portal O Tempo Aqui, não há indícios de alagação para 2024. “Tudo segue dentro da normalidade, e não conseguimos detectar qualquer tendência à ocorrência de chuvas muito acima da média, as quais provocariam inundações de proporções alarmantes. Ocorrerão chuvas intensas, sim, como também haverá vários dias sem chuvas, com muito sol’’, finaliza Friale.

A semana segue com chuvas intensas e probabilidade de temporais, que podem elevar consideravelmente o nível dos rios na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um alerta alerta de tempestade com pancadas de chuvas com valores maiores que 50 mm. Em 2024, até o momento, a maior cota do Rio Acre em Rio Branco, foi de 11,95m, registrado em 9 de janeiro, segundo o portal O Tempo Aqui.

Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão.

 

Sair da versão mobile