Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre sobe quase 1,50m em menos de 24h, mas não há indícios de alagação para este ano, afirma Friale

O nível do Rio Acre, em Rio Branco, marcou, na manhã desta quarta-feira, 24, 8,25 metros, quase 1,5 metro a mais, em menos de 24h. Neste mês de janeiro, já choveu mais de 339,1mm, em torno de 21% a mais do que o esperado para o mês, que seria, em média, 280 mm. Os dados foram informados pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

De acordo com o meteorologista Davi Friale, no portal O Tempo Aqui, não há indícios de alagação para 2024. “Tudo segue dentro da normalidade, e não conseguimos detectar qualquer tendência à ocorrência de chuvas muito acima da média, as quais provocariam inundações de proporções alarmantes. Ocorrerão chuvas intensas, sim, como também haverá vários dias sem chuvas, com muito sol’’, finaliza Friale.

A semana segue com chuvas intensas e probabilidade de temporais, que podem elevar consideravelmente o nível dos rios na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um alerta alerta de tempestade com pancadas de chuvas com valores maiores que 50 mm. Em 2024, até o momento, a maior cota do Rio Acre em Rio Branco, foi de 11,95m, registrado em 9 de janeiro, segundo o portal O Tempo Aqui.

Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão.

 

Sair da versão mobile