Com um investimento em recurso próprio de R$ 3 milhões de reais, a prefeitura de Rio Branco instalou semáforos inteligentes na Avenida Ceará e lançou oficialmente, nesta quinta-feira, 18, o programa que promete dar mais fluidez para trânsito da capital.
“Somos umas das poucas capitais a ter esse recurso, que irá dar mais agilidade aos motoristas, facilitando assim o tráfego e diminuindo os engarrafamentos na cidade”, destacou o prefeito Tião Bocalom.
Segundo o superintendente, Benício Dias, foram adquiridos 60 grupos semafóricos que devem proporcionar maior fluidez ao trânsito de Rio Branco. “Este sistema inteligente cuidará de distribuir os veículos conforme a necessidade daquele cruzamento. Ele sozinho consegue fazer a leitura de qual a via tem maior tráfego e passará esses veículos segurando a outra via até que o trânsito se equilibre. Vai fazendo um rodízio entre as esquinas, comportamento realizado autonomamente pela inteligência artificial”.
O kit semafórico é composto por câmeras, uma central de controle (CPU) e os semáforos, além de uma bateria e nobreak, que são ativados automaticamente em caso de emergência. A Prefeitura também adquiriu Antares, software que faz o controle dos semáforos remotamente.