A alta umidade do ar, originária do oceano Atlântico, e o calor típico do verão vão continuar, durante esta semana no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies) e Peru (selva). A previsão é do meteorologista e pesquisador Davi Friale.
Segundo Friale, os últimos dias de janeiro e nos primeiros de fevereiro devem ser marcados por o calor abafado, com probabilidade de chuvas diariamente. Em alguns dias desta semana, principalmente na quarta-feira, 31, e no sábado, 2, poderão ocorrer chuvas fortes, com trovoadas, no Acre e nas áreas vizinhas.
Em Rio Branco, neste mês de janeiro, até o dia 28, já choveu 324,0mm, ou seja, 13,2% acima da média mensal, que é 286,1mm, conforme registros do Instituto Nacional de Meteorologia.
Embora a previsão seja de chuvas diárias, sendo intensas em alguns dias, a probabilidade de que os rios Acre, Iaco e Juruá atinjam níveis alarmantes é baixa, pelo menos nos próximos dez dias. No entanto, poderão ocorrer inundações de ruas e transbordamento de córregos e igarapés.