A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) emitiu nota de repúdio, nesta quarta-feira, 17, contra a agressão cometida contra um médico plantonista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, que estava em pleno exercício de suas funções, na noite de terça-feira, 16.
Em nota, o Sindmed afirmou ser “fundamental que haja apuração rigorosa dos fatos e punição exemplar do agressor com o objetivo de colocar fim a esses atos criminosos cometidos em unidades de saúde.”
Segundo informações, o agressor teria ficado insatisfeito com o atendimento prestado à sua filha, de 5 anos, que deu entrada na unidade de saúde com vômito e diarreia. Contudo, o médico já estava em outro atendimento, o de uma mulher em trabalho de parto, e precisou sair para se dedicar à criança. Ele prescreveu medicamentos e encaminhava a paciente até a sala de emergência para, logo em seguida, retornar à mãe que estava prestes a dar à luz e, neste momento, que foi agredido em pleno corredor da UPA, ao deixar a sala onde atendeu a menina.
Veja a nota na íntegra
A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) repudia mais um ato de agressão cometido contra um médico plantonista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul no exercício de suas funções, na noite de terça-feira, 16. É fundamental que haja apuração rigorosa dos fatos e punição exemplar do agressor com o objetivo de colocar fim a esses atos criminosos cometidos em unidades de saúde.
Esta entidade parabeniza o profissional pela serenidade, ética e eficiência que garantiu a assistência aos demais pacientes mesmo diante de tamanha adversidade e também se solidariza com os demais pacientes que vivenciaram essa situação constrangedora.
Rio Branco, 17 de janeiro de 2023.
A Diretoria do Sindmed-AC
Entenda o caso
No Acre, médico leva tapa na cara de pai de paciente durante atendimento na UPA