A Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Rozângela Pimentel,irá reforçar o atendimento aos moradores da capital acreana, aos sábados, que estejam com dengue, zika, chikungunya e crises respiratórias, com horário de atendimento sendo das 7h as 16h, a partir do próximo sábado, dia 20.
A Urap se junta a outras duas, que já realizam os atendimentos nos dias de descanso, sendo elas Roney Meireles, no bairro Adalberto Sena, e Cláudia Vitorino, no bairro Taquari.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), 1.880 casos de dengue foram registrados, entre o primeiro dia de janeiro e a última terça-feira, 16, sendo 844 deles somente na capital Rio Branco.
“Pelos dados epidemiológicos informados pela vigilância, estamos em um surto, não se configura uma epidemia, mas um surto das arboviroses. A população procura essas unidades de referência para ter o atendimento. Não existe agendamento, é por livre demanda”, explicou Tiago Cruz, que trabalha na assistência à saúde.
O atendimento estendido nas unidades vai se manter até que a notificação dos casos seja reduzida. “Para pulverizar o atendimento, a Urap Rosângela Pimentel será nossa referência também enquanto durar essa procura da população”, explica Cruz.
É importante lembrar que as vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) estão esgotadas.
Na UTI do Hospital Santa Juliana e do Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, as vagas também estão próximas da lotação máxima, os dados são da Sesacre.