A movimentação nos bastidores da política acreana ‘esquenta’, revelando intrigantes alianças. Em seu blog, o jornalista Luis Carlos Moreira Jorge, o Crica, comentou sobre uma recente reunião, em que o prefeito Tião Bocalom (PP) estendeu um convite ao médico e deputado federal Eduardo Veloso (UB) para ocupar o cargo de secretário de Saúde, sucedendo Sheila Andrade.
A proposta, sugerida pelo senador Márcio Bittar (UB), visa atrair o União Brasil para uma aliança em apoio à reeleição de Bocalom.
Ao confirmar o convite, Veloso expressou sua lisonjeira rejeição, destacando que aguardará orientações do diretório municipal e do presidente do partido, o senador Alan Rick (UB), antes de tomar qualquer decisão. Outro nome ventilado na conversa foi o militante político Folhinha, colaborador de Veloso, porém, tudo ainda está em fase de sondagens.
Surpreendentemente, Veloso demonstrou maturidade política ao recusar precipitadamente a oferta de Bocalom, deixando claro que sua posição será decidida posteriormente, após avaliar as opções de apoio.
Aliás, Veloso parece ter aprendido cedo as nuances da política, evitando decisões precipitadas e ponderando os prós e contras antes de se posicionar. A possível aliança com o União Brasil dependerá da anuência do senador Alan Rick, que, se aceita, buscará garantir uma presença significativa no primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Rio Branco.