Com o intuito de estreitar laços entre os governos federal e do Acre, além de prefeituras locais, a Caravana Federativa desembarca no estado no dia 22 de fevereiro, para uma série de reuniões com representantes do Palácio Rio Branco e dos executivos municipais.
O evento, que dura até o dia 23, acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac). A ideia do governo federal é ouvir as principais demandas dos entes federados e apresentar programas e ações que possam colaborar para a resolução dessas necessidades.
Um dos carros-chefes da caravana é levar aos estados e municípios o “cardápio” do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Além disso, podem estar na pauta a liberação de recursos para ações de defesa civil contra emergências climáticas.
No ano passado, caravana passou pela Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão e Ceará, onde estiveram presentes representantes de 34 ministérios, que realizaram 17.326 atendimentos a gestores municipais.
Estão previstas, ainda, para este início de ano, reuniões no Amazonas e Goiás. “Se eu pudesse resumir as caravanas em uma palavra, diria resolutividade. Foi um exemplo propositivo e positivo, que tem visibilidade. Vamos fazer a próxima agora em fevereiro, no Acre”, disse, no início deste ano, o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano.
Confira a programação:
22/02 – Solenidade de Abertura: 17h;
23/02 – Atividades de Atendimento: 09h às 18h; e
23/02 – Solenidade de Encerramento: 17h30.