Visando recuperar seu importante reduto eleitoral no Alto Acre, o PT lançou, nesta segunda-feira, 29, duas pré-candidaturas majoritárias na região e confirmou que também será cabeça de chapa em um terceiro município.
A vereadora Marinete Mesquita foi oficializada pré-candidata a prefeita em Brasiléia, enquanto que a professora Neide Lopes deverá disputar as eleições na vizinha Epitaciolândia. À GAZETA, o presidente estadual da sigla, Daniel Zen, afirmou que há possibilidade de composição com outros partidos nas duas cidades fronteiriças.
Além dos dois municípios, a agremiação garantiu que vai entrar na briga pela sucessão do atual prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), que não vai concorrer ao pleito este ano por ter sido reeleito em 2020. Zen explicou que a única indefinição na terra de Chico Mendes é sobre quem irá encabeçar a chapa.
“Tem vários nomes em análise, diferente de Brasiléia e Epitaciolândia, onde não houve disputa interna”, afirmou o dirigente, que esteve na região para dialogar com as bases do partido. Pelo menos quatro nomes estão sob apreciação interna do PT de Xapuri, entre eles o ex-prefeito Júlio Barbosa, figura histórica da legenda, além de dois secretários municipais da atual gestão petista e um vereador do partido.
Em Assis Brasil, a direção estadual irá respeitar a posição do comando municipal da sigla, que deseja dividir o palanque com Jerry Correia, que, em 2020, foi eleito pelo PT e hoje é filiado ao PP, partido do governador Gladson Cameli. “Eles [membros do diretório municipal] têm dito que desejam apoiar o prefeito Jerry, e o prefeito Jerry tem dito que quer o apoio do PT. Sendo assim, caberá a eles a decisão”, pontuou Zen.
As eleições municipais de 2020 trouxeram reveses significativos para o PT no Acre, porém, o partido conseguiu manter a região do Alto Acre como importante reduto eleitoral, elegendo prefeitos em três das quatro cidades (apenas Epitaciolândia não contou com uma vitória petista naquele ano).
Com o vai e vem da política, a legenda se mantém, na região, apenas em Xapuri. Isso porque a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, e o de Assis Brasil, Jerry Correia, acabaram expulsos do partido por infidelidade. Hassem deverá seguir o mesmo caminho que Jerry e se filiar, nos próximos dias, ao PP.