Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça mantém prisão de empresário apontado como mandante do assassinato de Gedeon Barros

O juiz Daniel Bonfim da 1° Vara do Tribunal do Júri negou o recurso solicitado pela defesa do empresário Carmélio da Silva Bezerra, que solicitava a revogação da prisão preventiva do réu. Carmélio é apontado nas investigações como um dos mandantes da morte do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Souza Barros, de 53 anos.

Relembre o caso:

O ex-prefeito de Plácido de Castro, no interior do Acre, foi assassinado com disparos de arma de fogo, em 20 de maio de 2021, na BR-364, na rotatória da Corrente, no bairro Santa Inês, região do Segundo Distrito de Rio Branco. São acusados como mandantes o ex-secretário de esportes de Plácido de Castro, Liomar de Jesus Mariano, o “Mazinho” e o empresário Carmélio da Silva Bezerra.

Segundo o recurso da defesa do empresário, o pedido ocorreu por entender que o acusado não representa perigo fora da prisão, bastando apenas a aplicação de medidas cautelares. Além disso, no mesmo documento, a defesa ainda solicitou a prisão domiciliar do cliente em razão de vários problemas de saúde, contudo, o Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) emitiu um parecer contrário à concessão das medidas feitas pela defesa do empresário.

Ao analisar o recurso, o magistrado Daniel Bonfim deixou claro que não há qualquer fato novo capaz de afastar os elementos que resultaram na prisão preventiva do réu. “A prisão preventiva do requerente foi decretada sob os argumentos da ordem pública, com a necessidade de assegurar a conveniência da instrução criminal e da aplicação da lei penal”, diz trecho da decisão.

Já o ex-secretário de esportes do município, Liomar de Jesus Mariano, o “Mazinho”, foi transferido para o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Após a prisão dos principais suspeitos do crime, ainda foi revelado uma dívida de R$130 mil que a vítima tinha com “Mazinho”, sendo este, a principal motivação do crime. Vale lembrar que Mazinho era aliado político de Gedeon, tendo, inclusive, disputado as Eleições 2020 como candidato a vice na chapa do ex-prefeito.

Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão

Sair da versão mobile