O pré-candidato do MDB à Prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre, anunciou nesta quarta-feira, 10, que convidou o professor e ex-deputado federal João Correia para coordenar o processo de construção do seu Plano de Trabalho que será apresentado à sociedade no debate eleitoral de 2024.
O engenheiro civil, que já foi prefeito de Rio Branco por dois mandatos (2013 a 2016), adiantou que o plano terá “doses de ousadia e pé no chão” e que será construído de forma coletiva com especialistas, lideranças de bairros e pessoas de referência em suas áreas de atuação através de processos de escuta nas comunidades e também com ferramentas digitais que permitam a participação e contribuição do maior número de pessoas.
“O professor João Correia foi escolhido porque é um nome que reúne qualidades técnicas e também porque é referência na política, ele vai liderar um time que vai pensar e propor soluções para a cidade, nos próximos quatro anos. Precisamos de uma dose de ousadia e pé no chão para enfrentar os desafios desse tempo, pensar em inovação oportunidades para a juventude, mas também em soluções imediatas que devolvam condições de normalidade à cidade. Infelizmente, muitos bairros estão abandonados, problemas sérios na área de saúde, vamos iniciar agora um processo de escuta e de formulação de propostas que será apresentado no momento certo”, disse.
Marcus Alexandre pontuou que o documento contendo as diretrizes o seu Plano de Trabalho será inspirado pelos compromissos sociais e valores éticos de um legado histórico, orientado por uma visão estratégica e avaliação da conjuntura, sintonizado com as transformações tecnológicas, sociais e de gestão.
Ele ainda enfatizou que o plano tem de ter maior participação possível das pessoas, comunidades, lideranças, ou seja, um plano participativo e que tenha um pé na realidade, com propostas possíveis de serem executadas. “O plano é o grande compromisso que o candidato tem com a população, a grande ferramenta de discussão na campanha. Foi assim que eu fiz os dois mandatos como prefeito, então é um plano que tem os desafios que a cidade espera, o trabalho que ela espera da gente, mas com pé na realidade, aquilo que se pode ser feito, só assuma compromisso que pode cumprir”, disse.
Reuniões temáticas começam em janeiro
As reuniões com os grupos temáticos da saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte, infraestrutura, entre outros, terão início ainda no mês de janeiro e seguem nos próximos meses. Também será lançado um aplicativo para receber contribuições da sociedade.