Em parceria com o Sebrae no Acre, a Prefeitura de Rio Branco inaugurou nesta quinta-feira (18) a Sala do Empreendedor – Produz Rio Branco. O espaço, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), no centro da cidade, foi desenvolvido para atender os empreendedores e impulsionar o ambiente de negócios da capital acreana.
“A sala é constituída em conjunto, mas é primordial o engajamento do município. A Prefeitura está de parabéns pelo espaço acolhedor e bem localizado, para que o empreendedor chegue e se sinta bem atendido, isso é fundamental. Esperamos que, juntas, as instituições que irão atuar na sala possam levar soluções para os empreendedores da nossa capital”, declarou Vandré Prado, diretor de Administração e Finanças do Sebrae.
O espaço irá dispor de serviços de orientação, cursos e capacitações, emissões de guias e taxas, e demais ferramentas para facilitar a vida do empreendedor, além de ser um ambiente de networking.
Para o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, soluções de incentivo ao empreendedorismo são necessárias. “A Sala do Empreendedor é para dizer para quem está na dificuldade de desenvolver seu negócio que nós queremos mudar isso, que vamos juntos descobrir as oportunidades. Abrir uma empresa é muito fácil, difícil é fazer com que elas se mantenham, precisamos sustentar essa vontade de querer empreender, e esse é o nosso grande desafio”.
A implantação da Sala do Empreendedor é uma das soluções que integram o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que tem o objetivo de influenciar um território a iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento. A adesão ao programa pela prefeitura de Rio Branco foi efetuada em 2022, possibilitando que o Sebrae atuasse junto com a Prefeitura de Rio Branco para que este seja um agente mobilizador e facilitador de seu desenvolvimento econômico.
“A Junta Comercial celebra a entrega de mais uma Sala do Empreendedor, essa é uma vitória para os empresários, principalmente o pequeno empreendedor, só quem decide empreender sabe os desafios que encontra, e na sala eles encontrarão representantes de todas as instituições e poderão obter as informações e orientações necessárias”, disse a presidente da Junta Comercial do Estado do Acre, Nayara Honorato.