Na era da incerteza econômica, a procura por investimentos seguros é crescente e atinge pessoas de todas as faixas etárias e níveis de renda. A crise financeira atual, causada em parte pelo contexto da pandemia de COVID-19, traz a medida de volatilidade aos mercados financeiros, fazendo os investidores reavaliarem suas carteiras em busca de atividades mais seguras. Nesta edição, abordaremos algumas das opções mais seguras para investimentos em tempos de crise.
Investir em tempos de crise pode ser desafiador, mas existem opções de investimentos mais seguros que podem ajudar a proteger o patrimônio. Aqui estão algumas dicas valiosas de investimentos em tempos de crise:
1-Investimentos Em Tempos De Crise
Os investimentos seguros tendem a ter menos volatilidade do que o mercado de ações, o que pode ser atraente para investidores que querem dimensionar o risco. Essas opções incluem investimentos em renda fixa como títulos do governo, títulos privados como CDB’s e investimentos mais conservadores como o ouro e imóveis.
2-Investimentos Em Renda Fixa
Os investimentos em renda fixa são sempre uma boa opção em tempos difíceis. Eles oferecem um retorno previsível e estão menos sujeitos aos caprichos do mercado. Além disso, muitos investimentos em renda fixa são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), proporcionando uma segurança adicional para os investidores.
3-Investimentos Em Renda Variável
Para aqueles que estão dispostos a assumir um pouco mais de risco, os investimentos em renda variável podem ser uma opção. Estes incluem ações, fundos de investimentos e outras formas de investimentos que apresentam um potencial de retorno mais elevado, embora com uma maior volatilidade.
4-Investimentos No Exterior
Investir no exterior pode ser uma maneira eficaz de diversificar uma carteira de investimentos. Com a atual volatilidade dos mercados, ter uma parte do portfólio investido em mercados mais estáveis pode ser uma maneira de proteger o patrimônio.
5-Ouro
Por estar atrelado a um ativo físico, o ouro é considerado um dos investimentos mais seguros e que tende a crescer em fases mais incertas da economia.
O investimento em ouro é considerado seguro, nos tempos de crise, por várias razões:
Reserva de Valor: O ouro é visto como uma forma segura de proteger o valor do seu dinheiro. Ele é um ativo de longo prazo que pode ser mantido por décadas ou até mesmo por várias gerações.
Escassez: O suprimento de ouro é relativamente curto, o que faz com que seu valor seja mais alto do que o de outros metais.
Utilidade: O ouro tem muitos usos além de ser um ativo financeiro. Ele é usado na indústria eletrônica, na indústria médica e odontológica, e até mesmo pela NASA em naves espaciais.
Proteção contra a Inflação: O ouro costuma ser mais procurado em momentos de crise econômica e inflação alta.
Diversificação: Investir em ouro pode ajudar na diversificação e segurança da carteira de investimentos.
6-Imóveis
O investimento em imóveis também pode ser uma opção de investimento seguro. Os imóveis tendem a manter seu valor ao longo do tempo, e muitas vezes se apreciam, fazendo deles um excelente investimento a longo prazo.
Fonte: BM&C News