Uma onça-preta foi flagrada em um terreno próximo de uma fazenda, em Jaboticatubas, na Grande BH, no último domingo, 11, durante a parte da manhã. Segundo Pablo Henrique Almeida de Lima, de 20 anos, quem filmou o animal, ele teria saído de casa para tocar as vacas no pasto, onde mora e trabalha, quando deu de cara com ela.
“Sai cedo para tocar as vacas e vi ela descendo. Sempre via os rastros dela, mas nunca havia visto. Já tem bastante tempo que esse bicho está por aqui”, disse ele.
Ainda de acordo com Pablo, a onça já invadiu o galinheiro e se alimentou de várias galinhas da fazenda. “Ela comeu galinhas por aqui, tem o rastro dela dentro do galinheiro”, contou o jovem, em entrevista ao portal RM Notícias.
Assista:
📽️ Imagens cedidas a Itatiaia pic.twitter.com/sYMnPWoygz
— Itatiaia (@itatiaia) February 16, 2024
Vale destacar, que a onça-preta é um animal raro e está ameaçado de extinção no país. As onças-pretas são da mesma espécie da onça-pintada, porém, só possuem uma característica genética que as diferencia fisicamente – chamado melanismo, que é uma maior deposição de melanina que torna os pelos pretos.
Embora aconteça em outros felinos silvestres, como o gato-do-mato-pequeno, os animais melânicos existem em menor número na natureza. Em alguns biomas, como o Pantanal, não há registros de onças-pretas, somente de onças-pintadas.
Segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais e o IBAMA, o animal não está oferecendo perigo os moradores próximos, e pelas imagens, não é possível detectar se realmente é uma onça-preta ou uma espécie de Gato Mouriço, animal também típico da região e raro, que faz parte da família dos Puma yagouarondi, considerado inofensivo.
Fonte: Itatiaia