X

Cuidado com o golpe financeiro: dicas para curtir o carnaval com segurança

DCIM100MEDIADJI_0070.JPG

Em meio à folia do carnaval, redobrar a atenção para não estragar a festa se tornando vítima de algum golpe financeiro é fundamental.

Pensando nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está realizando uma campanha antifraude e divulgou algumas dicas para auxiliar os foliões nesse feriadão que está por vir.

Cuidado com a troca de cartão

Quando você digita sua senha do cartão na maquininha, golpistas que trabalham como vendedores podem prestar atenção e depois trocar seu cartão na hora de devolvê-lo. Sabendo sua senha, podem fazer compras usando o seu dinheiro.

“É importante ressaltar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos. O cliente também não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado“, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

“E é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha, e confira se o cartão devolvido é realmente o seu”, completa.

Para não se enganar, pode ser interessante deixar algum colante em seu cartão, para você identificar mais rapidamente que há algo de errado quando recebê-lo.

Além disso, é importante sempre se atentar ao valor que está sendo passado na maquininha – pedir comprovante em papel ou via SMS ajuda nessa missão.

Roubos de celulares

Caso aconteça algum roubo ou furto de celular em via pública, se o aparelho estiver desbloqueado, os criminosos realizam pesquisas por senhas eventualmente armazenadas em aplicativos e sites. A partir disso, tentam ingressar em aplicativos de banco. Cuidado! Manter o aparelho na doleira e tirá-lo só quando necessário é o ideal.

A Febraban ressalta que trabalha com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para a integração dos bancos na ferramenta Celular Seguro, para impedir que criminosos façam uso de dados e informações pessoais nos smartphones.

“Mas sempre reforçamos que o cliente deve tomar cuidados básicos para não cair em golpes. O primeiro é guardar bem seus pertences. Nunca anote senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou em outros locais do celular ou use a mesma senha de acesso ao banco em outros apps. Também sempre use os mecanismos de proteção oferecidos pelas empresas de seu aparelho celular”, diz Volpini.

Foco no Pix

Antes de ir para a folia, é importante que o usuário configure um limite de transferência via Pix, para se prevenir em casos de golpes. A funcionalidade está disponível na internet banking e nos aplicativos bancários na área “Meus Limites Pix”.

“Antes de sair de casa, ajuste os limites do Pix para valores que for usar na festa”, complementa Volpini.

Terra

Categories: 1º guia gazeta
A Gazeta do Acre: