Novos horizontes se abrem para a economia do Acre, que agora vai exportar carne bovina para o Canadá. A Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA) autorizou a federação acreana e outros estados a comercializarem carne bovina ao país norte-americano, abrindo caminhos promissores para o setor agropecuário acreano no mercado internacional.
Anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no início da semana, a decisão é um marco para o Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Amazonas e o Mato Grosso – estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem necessidade de vacinação e validados pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH).
Os estados poderão enviar carne bovina desossada, sendo necessário apenas atualizar os certificados de exportação. O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf), Francisco Thum, destacou que o estado já possui licença para exportar carne bovina para outros países como Peru, Arábia Saudita, Uruguai e Hong-Kong. Agora, aguarda-se pelos resultados da avaliação do estado para a República das Filipinas e China.
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, celebrou a notícia afirmando que “o Acre vem fazendo seu dever de casa”. Com o reconhecimento do Canadá, um mercado de alto padrão, a indústria local agora tem a oportunidade de chegar a outros destinos.
Por Walace Gomes, Estagiário em Supervisão.