Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre tem aumento de 40% no número de profissionais do Programa Mais Médicos

De acordo a última atualização da plataforma ComunicaBR, do Governo Federal, o Acre registrou um crescimento expressivo do Mais Médicos. Desde o início de 2023, 65 novos profissionais passaram a atuar no estado.

O crescimento é de 40%. Antes, eram 160 médicos do programa no estado. Agora, são 225. Do total, 26 atuam em comunidades indígenas.

Relançado pelo Ministério da Saúde em março de 2023, o Mais Médicos bateu recorde de adesão já no primeiro ano. Chegou a 28 mil médicos alocados até o fim de 2023 no país todo. O programa permite o acesso direto a profissionais de saúde nos municípios mais distantes dos grandes centros. Do total, 25.245 estão em serviços de atenção primária, incluindo consultórios de rua, população prisional e de saúde indígena.

Outra área em que houve aumento do atendimento público em saúde no Acre foi no Brasil Sorridente, programa voltado para garantir o tratamento odontológico pelo SUS. O estado ganhou mais dez novas equipes habilitadas em 2023. O total no estado é de 142 equipes.

Segundo os dados atualizados até dezembro de 2023, o Acre conta com 225 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionando com custeio federal, 24 ambulâncias básicas e três UTI móveis do Samu e 20 novas equipes habilitadas para a atenção primária à saúde. Na área de saúde mental, as informações consolidadas em dezembro de 2023 apontam que nove Centros de Atenção Psicossocial estão ativos no estado.

Sair da versão mobile