A Praça da Cohab do Bosque se encheu de cores, sorrisos e muito amor para celebrar o terceiro ano consecutivo do “Bloco da Vovó” nesse sábado, 10. Uma tradição familiar que ganhou espaço na comunidade, o bloco é uma homenagem à senhora Wanda Jardim, que completa 90 anos de idade em maio deste ano.
A história por trás do Bloco da Vovó é tão encantadora quanto inspiradora. Há dois anos, a idosa enfrentou um desafio de saúde que a deixou acamada, impossibilitada de participar das festividades carnavalescas, que sempre foram uma paixão em sua vida. Foi então que seus familiares e amigos decidiram levar o Carnaval até ela.
“Em 2022, minha avó caiu e machucou o quadril, ficou um tempo de cadeira de rodas. Ela gosta muito de Carnaval e naquele ano não conseguiria pular. Pensando nisso, meu namorado resolveu levar o Carnaval até ela. Conversou com alguns músicos e foi até a casa da vovó fazer uma ‘serenata de carnaval’”, contou a neta de Wanda, Marina Jardim.
Pouco tempo depois, Wanda enfrentou novamente um grave problema de saúde. Mas, a determinação e o amor da família, aliados à sua própria força interior, a manteve firme.
“Um mês após o Carnaval, minha avó passou muito mal, foi internada na UTI e desenganada, disseram que ela teria pouco mais de um mês de vida. Ela recebeu alta para ‘morrer em casa’, assim me disseram os médicos. Em 2023, vovó estava ótima, entretanto, com alguma dificuldade de locomoção. Para comemorar o milagre que vivemos e para presenteá-la com o carnaval que ela tanto ama, resolvemos repetir a dose”, lembrou.
E neste ano, o Bloco da Vovó cresceu ainda mais. Familiares, amigos e membros da comunidade se uniram para celebrar não apenas o amor de dona Wanda pelo Carnaval, mas também sua resiliência e alegria de viver.
O bloquinho partiu da Praça da Cohab do Bosque e seguiu até a residência da idosa, onde ela aguardava ansiosamente para receber seus foliões. “A edição desse ano foi maior que a do ano passado e bem maior que a primeira edição”, concluiu a neta.