Após sete dias em vazante, o nível do Rio Acre voltou a apresentar subida nas últimas 24 horas. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial subiu 86 centímetros e marcou 6,14 metros na medição das 6h desta quarta-feira, 14.
Na terça, o nível estava em 5,28 metros. Ainda conforme os dados, nas últimas 24 horas choveu 19,8 milímetros.
Nos 13 primeiros dias de fevereiro já choveu um acumulado de 187,5 milímetros. Esse número representa 61,5% do esperado para todo o mês, que é de 305 mm.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a previsão é de mais chuvas para os próximos 10 dias. E, com isso, o nível do Rio Acre deve continuar subindo na capital acreana.
“A gente vinha de um decréscimo, mas começou a modificar o cenário no Alto Acre e consequentemente muda aqui em Rio Branco. Hoje, nós estamos com aumento de nível bem considerável em Brasiléia e em Xapuri. Somente em Assis Brasil que começou a ter um sinal de vazante. E nós temos também a questão dos afluentes, o Espalha, o Rio Xapuri e o Riozinho do Rola, todos esses também influenciam. A tendência é que o nível continue aumentando nas próximas horas”, afirmou o coordenador.
Alerta de chuvas fortes
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alerta de chuvas intensas para todo o Acre nesta Quarta-feira de Cinzas. O aviso é válido até às 10h desta quinta-feira (15).
Sob alerta laranja, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções dadas são:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).