Uma forte chuva que durou horas na regional do Alto Acre, na região acima do município de Brasiléia, principalmente entre Assis Brasil e Iñapari (Peru), durante a noite e madrugada desta terça-feira (20) deixou moradores e autoridades em alerta na manhã desta quarta-feira, dia 21.
O volume que caiu durante a madrugada, segundo as autoridades, seria o previsto para cerca de três dias ao menos. Foram registrados pouco mais de 160 milímetros de chuva em algumas horas.
Devido esse grande volume, vários igarapés encheram ao ponto de transbordo. Vários registros foram feitos, inclusive na BR-317 (Estrada do Pacífico), no km 80, ainda dentro dos limites do município de Brasiléia, perto da divisa de Assis Brasil.
Algumas pessoas ainda se arriscaram com caminhonete e caminhões a fazerem a passagem, na parte em que os igarapés localizados às margens da BR, não suportaram o volume de água. Outros registros também foram feitos em alguns ramais no km 50.
Em conversa com um dos representantes da Defesa Civil em Brasiléia, comentou que todos estão em alerta, mas, já foi registrado uma estabilização das chuvas e do Rio Acre, que teria chegado próximo aos 9 metros em Assis Brasil.
Acreditam que nas próximas 48 horas, o volume registrado pela manhã, deva chegar em Brasiléia e Epitaciolândia no início do final de semana.
Também foi informado que uma equipe se deslocou para a estação localizada acima de Assis Brasil, na aldeia dos Patos, devido a estação de registro apresentar problemas.
“Equipes dos Bombeiros, Defesa Civil e do município de Brasiléia estão em alerta a pedido da prefeita Fernanda Hassem. Estamos trabalhando da mesma forma do ano passado (2023), para ajudar os munícipes ribeirinhos caso venham necessitar de apoio”, destacou.
Governo monitora situação
Em nota, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), informou que atua no monitoramento contínuo do nível dos rios de todos os municípios do Estado, com atenção voltada às cidades de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, e ainda Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
“Na manhã desta quarta-feira, 21, o Rio Acre, na cidade de Assis Brasil, teve uma elevação significativa de 7 metros devido à chuva de 177 milímetros que ocorreu na região, que corresponde a aproximadamente 177 litros de água em 1m², havendo uma resposta rápida na elevação do Rio Acre na região e na fronteira com o Peru”, diz a nota.
Ainda segundo informações, na última medição, realizada na noite desta quarta-feira, 21, o Rio Acre, em Assis Brasil, apresentou o nível de 10,52 metros e se aproxima da cota de alerta, que é de 11,30m. Em Brasiléia o rio marcou 6,47 metros (cota de alerta – 9,80m), Xapuri 7,70 metros (cota de alerta – 12,50m), Rio Branco 8,34 metros (cota de alerta 13,50m) e Cruzeiro do Sul 11, 48 metros (cota de alerta 11,80m).
Com informações O Alto Acre