Os foliões do Carnaval da Avenida Getúlio Vargas/Praça da Revolução estão dando um show no quesito prevenção. Em apenas duas noites de folia, eles já pegaram mais de 3 mil preservativos distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizou tenda ao lado da entrada da prefeitura.
Entre os itens ofertados, gratuitamente, estão camisinhas masculinas e femininas, além de gel lubrificante. O uso de preservativos é a principal arma para evitar infecções sexualmente transmissíveis, como as hepatites B e C e o HIV.
E por falar em HIV, a tenda da saúde dispõe, ainda, de testes rápidos para fazer em casa, de forma sigilosa, por meio da saliva. Cerca de 100 autotestes já foram colhidos pelos foliões.
De acordo com o representante da área técnica de hepatites virais da Semsa, Vandson Arantes Sampaio, a ideia da tenda é levar saúde pública de forma preventiva.
“Aqui, a gente presta todas as informações sobre a importância do uso do preservativo e ensinamos como fazer o autoteste para HIV”, ressalta.
Fora do Carnaval, os preservativos ficam disponíveis à população em todas as unidades básicas de saúde (UBS). Já os autotestes para HIV podem ser encontrados nas unidades de referência em atenção primária (Uraps).