A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 7, o plano de ação que será desenvolvido durante o Carnaval, em todo o Acre.
De acordo com o secretário adjunto, coronel Evandro Bezerra, serão cerca de 250 homens na segurança do evento na capital, entre seguranças particulares e do serviço público. Para o interior do Acre serão enviados ainda 180 agentes.
Ainda foi explicado a presença da segurança privada, que é uma exigência legal para eventos deste porte, e que ela precisa ser contratada, mesmo com a participação da segurança pública.
Apesar do grande deslocamento de pessoal, foi assegurado que todo o funcionamento padrão dos órgãos de segurança irão se manter e que a equipe destinada ao Carnaval será apenas um acréscimo.
O entorno dos locais de festas também estarão sendo monitorados de maneira mais detalhada, para garantir que não ocorram transtornos nas proximidades.
“Sem dúvida é um dos eventos mais importantes, não é só no local da festa, pensamos em tudo, todo o entorno, nas vias de acesso e também nos bairros, com policiamento preventivo, tudo isso foi muito bem planejado” disse o Comandante da Polícia Militar Luciano Fonseca.
Já o Comandante do Corpo de Bombeiros, Charles da Silva Santos, disse que a fiscalização já está sendo realizada na capital e nos demais municípios onde haverá festividades.
“Estaremos não só em Rio Branco, mas em todo o estado, de forma antecipada para dar orientações preventivas, que devem ser realizadas. Na capital já fizemos todas as tratativas, a vistoria está sendo realizada em todos os locais de festa, aqui na capital e no interior.”
O representante da Polícia Civil no Evento, delegado José Henrique, afirma que a atuação das delegacias vai ser reforçada no período. “Temos duas delegacias plantonistas 24h e as delegacias especializadas estarão auxiliando. Estamos preparados para a festa, coordenados pela secretaria de Segurança Pública. Reforçamos nossa atuação diária, também com a polícia técnica, com perícias criminais e o Instituto Médico Legal.
O Detran também está presente no carnaval, com planos para facilitar o embarque e desembarque de pessoas nas áreas próximas ao evento, e que em parceria com o batalhão de trânsito da PM, estão realizando operações de pré-carnaval, com campanhas nas redes sociais, com orientações para o público, e também fiscalização nos dias de evento, para que acidentes mais graves sejam impedidos.