A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nessa quarta-feira, 14, a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Em Rio Branco, o anúncio da campanha foi feito pelo bispo Dom Joaquín Pertiñez, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
A proposta da campanha deste ano é conduzir os fiéis católicos em direção à pluralidade e ao entendimento mútuo, buscando apaziguar diferenças e romper ciclos de ódio. Inspirada na mensagem do Evangelho, a campanha almeja disseminar a paz em meio às controvérsias e desafios sociais enfrentados pela sociedade contemporânea.
Dom Joaquín Pertiñez, bispo da Diocese de Rio Branco, ressaltou a importância histórica da Campanha da Fraternidade, que neste ano celebra seus 60 anos de existência ininterrupta. Ele destacou a relevância do período da Quaresma como momento propício para refletir e agir em questões comunitárias e sociais.
Segundo o bispo, o contexto atual do país, marcado por divisões políticas e sociais, influenciou na escolha do tema da campanha.
“Este ano a campanha visa mais o social, a amizade social, dada as circunstâncias sociais do nosso país, do Brasil, alertando que a campanha só acontece no Brasil, não existe em outros países, só no Brasil. E, portanto, essa amizade social tão necessária, tão conveniente, sobretudo para nossa vida cristã e mesmo sendo de outras denominações religiosas, todos somos irmãos e irmãs. Como lema da campanha na sublinha do texto da Sagrada Escritura”, destacou.
A Campanha da Fraternidade 2024, que teve seu lançamento oficial na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, coincidiu com a Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma para as religiões cristãs. Este período de 44 dias, que culmina na Quinta-feira Santa, é um tempo dedicado à reflexão e ao recolhimento para os cristãos, que culmina na celebração da Páscoa, evento central da fé cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.