Após a vazante do Rio Acre em Assis Brasil, no interior do Acre, os moradores que ficaram desabrigados devido à enchente começaram a retornar para casa nesta segunda-feira, 26.
A prefeitura informou que iniciou, na segunda-feira, a operação “Volta Para Casa”, com a limpeza de entulhos das ruas na cidade e auxílio às famílias atingidas, que tinham sido levadas para abrigos públicos. A ação é realizada pelas equipes do município, Exército e voluntários.
O nível do Rio Acre no município baixou quase sete metros em três dias. No domingo, 25), o manancial chegou a 13,37 metros e, nesta terça-feira, 27, amanheceu com 6,44 metros. A cota de alerta em Assis Brasil é de 11 metros e a de transbordo é de 12,40 metros.
Nas últimas 24 horas, o nível do rio baixou quase 3 metros. Isso porque às 6h dessa segunda, o manancial estava na marca de 9,39 metros.
Segundo a prefeitura, 115 famílias, sendo 28 de indígenas, foram levadas para os abrigos públicos montados no Ginásio Sidney Nascimento de Moraes, e nas escolas municipais Maria Ferreira e Edilsa Maria Batista, e outras 30 famílias foram para casas de parentes.
As famílias estão recebendo kits de limpeza e orientações sobre saúde nesse período de vazante. Algumas áreas que sofreram maiores danos, a Defesa Civil está vistoriando os imóveis para avaliar as condições de retorno para as residências.