O Acre aplicou, na tarde desta quarta-feira, 14, a primeira vacina contra a dengue na região Norte. Pedro Henrique Oliveira de Assis, de 10 anos, vai esperar o prazo de três meses para sua segunda dose da Qdenga e estará protegido contra a forma grave da doença, cuja incidência de casos prováveis é alta no estado.
O menino foi vacinado durante o lançamento da campanha de imunização, que tem como público-alvo inicial crianças de 10 e 11 anos. Espera-se que, até o final de 2023, mais de 50 mil jovens entre 10 e 14 anos estejam vacinados pela enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A mãe de Pedro, a servidora terceirizada Adriana de Assis, afirmou estar orgulhosa de ver seu filho dando o exemplo para outros pequenos. Ela, enquanto mãe, ao seguir as recomendações do poder público, também faz seu papel como cidadã.
“Deus nos deu a inteligência para criarmos a ciência e a medicina. Então eu confio e acredito nelas. Precisamos ter fé. Eu estou muito feliz e espero que isso incentive outras famílias”, afirma.
O governador Gladson Cameli (PP) também levou seu filho, Guilherme, para ser imunizado. Ele foi a segunda criança a tomar a vacina. “Quero que todas as crianças do nosso público-alvo tenham o mesmo direito que o Guilherme. É essa a recomendação que eu deixei para a nossa Secretaria de Saúde”.