Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tudo o que você precisa saber para vacinar seu filho contra a dengue em Rio Branco

Foto; Vitor Paiva

Começou, nesta sexta-feira, 16, em Rio Branco, a campanha de vacinação contra a dengue. A cidade é a primeira capital da região Norte a ofertar o imunizante Qdenga, antes disponível apenas de forma privada, mas que passou a ser ofertada pelo SUS após aquisição do governo federal.

Rio Branco foi contemplada, inicialmente, com 11,5 mil doses – mais de 60% do total entregue ao Acre pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar mais de 14 mil crianças e adolescentes até o final do ano. Outras 10 cidades do estado também receberam o imunizante.

Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber antes de buscar a vacina em Rio Branco:

Público-alvo

Devido as limitações na quantidade de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde, o público a ser vacinado nessa primeira etapa da campanha é apenas crianças de 10 e 11 anos de idade.

Esse grupo tem sido um dos mais afetados pela forma grave da doença. A próxima fase, ainda sem data para iniciar, vai contemplar adolescentes de 12 a 14 anos.

Esquema vacinal

Para sua total eficácia, a vacina Qdenga precisa ser administrada duas vezes, em um intervalo de três meses. No ato da vacina, o trabalhador da saúde anotará, no cartão de imunização, a data da próxima dose.

Lembrando que a vacina não impede a infecção pelo vírus da dengue, mas alivia significativamente os sintomas da doença, bloqueando a evolução para casos mais graves que necessitem de hospitalização, com riscos à vida.

Onde tomar

Na capital acreana, a prefeitura disponibilizou duas unidades de saúde para vacinação. São elas:

– Policlínica Barral y Barral (Rua São Lázaro, Conjunto Tangará); e

– Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar (Rua Júlio Camilo de Oliveira, Bairro Quinze).

Dias e horários

Ambas as unidades de saúde funcionam apenas de segunda à sexta-feira, entre as 7h e 17h. Não há vacinação contra a dengue em Rio Branco aos finais de semana.

Documentação

É necessário levar, além da carteira de vacinação, um comprovante de residência. Isso porque a campanha não vale para todos os municípios acreanos, sendo voltada, em Rio Branco, apenas para quem mora no município.

As crianças também devem estar acompanhadas dos pais ou responsável.

A vacina é segura?

Antes de serem aplicadas na população, todas as vacinas passam por rigorosos testes de segurança. A Qdenga não foge à regra e, por isso, garante, com total confiança, a imunização dos pequenos.

Em alguns casos, pode haver efeitos colaterais que simulam os sintomas da dengue, uma vez que a vacina introduz no organismo um exemplar do vírus, para ativar a resposta do sistema imunológico.

Porém, esses efeitos colaterais, se ocorrerem, são normais e passam em poucos dias, segundo informou ao A GAZETA a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles.

Sair da versão mobile