Cerca de 40 famílias de Rio Branco foram atingidas pelas águas de igarapés que transbordaram, nessa quinta-feira, 22, após fortes chuvas. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, nos últimos três dias já choveu 42,26% do esperado para todo o mês de fevereiro na capital acreana.
Até às 6h desta quinta-feira (9), choveu um acumulado de 128,9 milímetros, sendo que o esperado para todo o mês é de 305 mm.
Por conta do volume de chuvas acima da média esperada, os igarapés Dias Martins, Batista e Amaro transbordaram e atingiram as casas dos moradores de, ao menos, cinco bairros. O nível do Rio Acre na capital marcou 13,18 metros às 6h desta sexta-feira, 23 e está a 82 centímetros da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Ao todo, oito famílias foram levadas para abrigos montados em escolas na capital acreana. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, outros três locais estão sendo preparados para caso seja necessário retirar mais famílias.
“Nós estamos já com 40 pessoas em abrigos e estamos deslocando com equipe para a remoção de mais 15 famílias. O Igarapé São Francisco está bastante cheio, mas ainda dentro da calha, a maior gravidade está no bairro Conquista, que já tem algumas ruas com água. Por enquanto essas famílias desabrigadas são por conta da enxurrada dos igarapés, mas estamos em alerta e possivelmente o Rio Acre deve atingir a cota de transbordo nas próximas horas. Estamos monitorando cerca de 600 famílias que podem ser atingidas pelas águas do rio”, disse Falcão.
Bairros atingidos por enxurrada:
- Bairro da Paz
- Parque das Palmeiras
- Hélio Melo – Sapolândia
- Vila Maria
- Boa união