Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gladson critica discurso antivacina em lançamento da campanha de imunização contra dengue: ‘que ideologia é essa?’

Foto: Leandro Chaves

O governador Gladson Cameli (PP) criticou, na tarde desta quarta-feira, 14, no Hospital da Criança, em Rio Branco, o discurso antivacina proferido por muitos acreanos.

A fala se deu durante o lançamento da campanha de imunização contra a dengue, voltada, inicialmente, a crianças de 10 e 11 anos. Mais de 18 mil doses foram recebidas pelo estado através de uma parceria com o Ministério da Saúde (MS).

“Peço que não venhamos com essa onda de não vacinar. A pessoa estuda para depois não querer vacinar por conta de ideologia? Que ideologia é essa? Não podemos deixar para amanhã o que deve ser feito hoje”, disse o governador.

O Acre foi o primeiro estado da região Norte e um dos primeiros do Brasil a receber as doses, dada a alta incidência de casos prováveis de dengue.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, explicou que o imunizante é totalmente seguro e que os pais podem levar seus filhos para se vacinar sem preocupações.

“Haverá apenas uma leve reação do organismo, muito parecida com os sintomas da dengue, porque estamos injetando o vírus vivo, porém atenuado. Mas isso passa muito rápido e a criança fica imunizada para não desenvolver caso grave da doença”.

A expectativa é proteger 52 mil crianças entre 10 e 14 anos até o final do ano. O esquema vacinal da Gdenga é composto por duas doses, em um intervalo de três meses entre elas.

Sair da versão mobile