Com a subida dos níveis dos rios acreanos, em decorrência do acúmulo de chuvas registrados nos últimos dias, o governador Gladson Cameli (PP) declarou, nesta sexta-feira, 23, Estado de Alerta. Em coletiva de imprensa, o governador explicou que o decreto facilita o acesso a recursos e agilizar o atendimento às vítimas da enchente.
O documento prevê a constituição de equipes multidisciplinares para articulação, coordenação e atendimento de situações emergenciais em razão do período de chuvas. O decreto é válido entre os meses de fevereiro e abril deste ano.
“Vamos tomar providências antes que o rio suba mais e desabrigue as pessoas. Não podemos politizar essa situação, pois estamos falando da vida das pessoas. Já acompanhamos de perto, dando o suporte e realizando ações em Assis Brasil, por exemplo”, afirmou o governador, em entrevista coletiva.
O decreto serve como um balizador das ações que serão executadas pelo Estado, e também diminui a burocracia para uma efetiva tomada de ação, inclusive ao receber apoio do governo federal.
Plano de Contingência
Na ocasião, o governo do Estado também apresentou o Plano Estadual de Contingência contra Enchentes, que foi detalhado pelo coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista.
“Esse é um plano que envolve todas as secretárias de governo, no sentido de apoiar os municípios acreanos em situação de inundações e em situação de enxurradas”, destacou Batista.
Na apresentação, a Defesa Civil demonstrou as melhores formas de evitar maiores perdas materiais devido às inundações e formas de acolher a população. Juntamente com a vice-governadora Mailza, o secretário da Segov, Alisson Bestene, e o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, o governador Gladson Cameli reafirmou seu compromisso com a pauta.