O governo do Acre espera vacinar, contra a dengue, mais de 50 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, até o final de 2024. É o que disse a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles.
A primeira fase da campanha se inicia neste mês para crianças de 10 e 11 anos. Elas tomarão duas doses da Qdenga, intercaladas por três meses. O imunizante, antes disponível apenas de forma privada, agora chega ao SUS por meio de uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS).
O Acre recebeu mais de 18 mil doses nesta terça-feira, 13. Além da capital, outros 10 municípios vacinarão seu público-alvo. São eles Acrelândia, Bujari, Jordão, Plácido de Castro, Capixaba, Senador Guiomard, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Acre e Santa Rosa do Purus.
Os imunizantes estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde das cidades do interior.
Em Rio Branco, pais e mães devem levar seus filhos para se vacinar na Policlínica Barral y Barral (localizada no Tangará), Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar (no Bairro Quinze) e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao INSS, no Centro.
As primeiras remessas, destinadas à dose 1, serão recebidas pelos municípios até a segunda semana de março. O estoque para a segunda dose serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo de três meses entre as aplicações.