3 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo quer facilitar empréstimo consignado para trabalhador da iniciativa privada e acabar com saque-aniversário do FGTS

Modalidade hoje exige que as empresas façam parcerias com bancos, a fim de tornar o crédito com desconto em folha disponível para seus funcionários

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/02/2024 - 12:37
Crédito: Agência Brasil/ Marcelo Camargo

Crédito: Agência Brasil/ Marcelo Camargo

Manda no zap!CompartilharTuitar

O governo federal quer facilitar a contratação de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada. Nesta terça-feira, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que as pastas da Fazenda e do Trabalho e Emprego, em parceria com a Caixa Econômica Federal, estão desenvolvendo um projeto que prevê a criação de um portal para os empregados com carteira assinada se inscreverem e escolherem a instituição financeira na qual desejam tomar o empréstimo, de acordo com a taxa oferecida e o prazo de pagamento.

Isso porque, segundo ele, a modalidade hoje exige que as empresas façam parcerias com os bancos, a fim de tornar o consignado disponível para seus funcionários, o que nem sempre acontece. Com o novo sistema, isso vai acabar.

“Hoje o consignado poderia estar existindo se as empresas tivessem feito convênios com os bancos. As empresas não fizeram. Então, nós, a partir da ferramenta do e-Social e do FGTS Digital, criamos uma rubrica para possibilitar que o trabalhador faça, possa tomar esse empréstimo, sem intermediação do empregador. Ele não vai mais precisar consultar o empregador”, disse o ministro à Agência Brasil.

Como vai funcionar

A plataforma em desenvolvimento trará o ranking das taxas cobradas pelos bancos. Haverá um link com o e-Social, administrado pela Caixa, que permitirá a todos os trabalhadores — inclusive os empregados domésticos — contratarem o crédito consignado diretamente por esse novo sistema, sem a necessidade de a empresa ter um convênio com o banco.

Os empregadores poderão incluir na guia de recolhimento do e-Social o valor da parcela descontada do contracheque, e o sistema fará a transferência automática para os bancos credores.

Na segunda fase do projeto, será possível fazer a portabilidade, ou seja, migrar o empréstimo para outro banco com taxa mais em conta.

Margem consignável

Além de automatizar a concessão do consignado para os trabalhadores do setor privado, o governo estuda ampliar a margem de consignação (o que pode ser descontado do salário) de 30% para 35%. Ou seja, seriam adotados os mesmos parâmetros hoje existentes para os servidores públicos e beneficiários da Previdência Social.

Também está sendo estudada a possibilidade de o trabalhador dar o FGTS como garantia em caso de demissão sem justa causa para quitar ou amortizar o saldo devedor.

Saque-aniversário do FGTS

Luiz Marinho ainda reafirmou a intenção do governo federal de acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade de retirada, criada em 2020 pelo governo de Jair Bolsonaro, permite ao trabalhador sacar parte do saldo da conta vinculada anualmente, no mês de seu aniversário.

Por outro lado, caso o trabalhador seja demitido, pode sacar apenas o valor referente à multa rescisória de 40% paga pelo empregador, não podendo sacar o valor integral da conta. Este é um dos pontos criticados por Luiz Marinho.

Para acabar com o saque-aniversário do FGTS, o ministro informou que um projeto de lei — que também pode ser uma medida provisória — está em fase final de elaboração para ser enviado ao Congresso Nacional.

Extra

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Homem é condenado a mais de 14 anos de prisão e a pagar R$ 14,2 mil de indenização por tentativa de homicídio no Acre

Próxima Notícia

Correios nomeia comissão organizadora para realizar concurso público

Mais Notícias

Com mais de 240 mil empregados, taxa de ocupação no Acre sobe e chega a 48,8%
6º destaque

Sine oferta mais de 140 vagas nesta quinta-feira; veja quais

03/07/2025
Frente fria muda o tempo no Acre com previsão de chuvas intensas neste domingo
1º destaque

Frente fria mantém tempo ameno no Acre nesta quinta-feira, prevê Censipam

03/07/2025
Exposição fotográfica “O Circense” sobre a arte do circo é aberta na Usina de Artes João Donato
Destaques Cotidiano

Show “Resposta ao Tempo” homenageia Aldir Blanc com clássicos da MPB na Usina de Artes João Donato

02/07/2025
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Geral

Oportunidade para jovens do Acre: abertas 10 mil bolsas para curso gratuito de inglês com foco no mercado de trabalho

02/07/2025
Empreendedorismo e inovação marcam participação do Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá
Destaques Cotidiano

Veja regras para acessar shows da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Gusttavo Lima faz anúncio inesperado e pega público de surpresa: “Decidi”
6º destaque

Gusttavo Lima e atrações locais agitam segunda noite da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Confira todas as vagas para o Acre no Concurso Público Nacional Unificado

Correios nomeia comissão organizadora para realizar concurso público

Defensoria quer proibir divulgação da imagem de presos no Acre e MP repreende

Inscrições para o processo seletivo da Defensoria Pública encerram nesta quinta-feira; salários acima de R$ 4 mil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre