Ver essa foto no Instagram
O grupo Maracatu Pé Rachado está com inscrições abertas para 30 vagas na oficina de maracatu de baque virado 2024, que será realizada aos sábados, do dia 02 a 23 de março, na Escola de Música do Acre, em Rio Branco. A oficina tem o objetivo de ampliar o conhecimento e a prática do maracatu na capital do Acre, além de formar novos batuqueiros para integrar o grupo.
Ao todo, serão realizados quatro encontros, das 16h às 18h. A carga horária total da oficina é de oito horas.
Nos encontros, será feita uma exposição teórica com a história do maracatu que é uma manifestação cultural centenária de origem afrobrasileira. Serão apresentadas nações importantes, os personagens do cortejo e os instrumentos utilizados na percussão.
Em um segundo momento, os participantes da oficina vão para a parte prática quando terão noções de como tocar os instrumentos musicais: alfaia, caixinha, agbê, gonguê e timbal.
Inscrição – A oficina terá 30 vagas abertas ao público, não havendo necessidade da pessoa interessada ter o instrumento ou ter prévio conhecimento de como tocar.
Interessados em participar da oficina deverão realizar a inscrição por meio do preenchimento e envio de formulário on-line, no endereço https://forms.gle/ytvs1DSuxyiWL9zB9 .
No ato de inscrição, será cobrada uma taxa de 20 reais. O valor arrecadado será utilizado pelo grupo para compra de material e manutenção dos instrumentos.
Os 30 primeiros inscritos que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição serão selecionados para participar da oficina.
A lista de participantes selecionados e cadastro de reserva será divulgada no dia 01 de março, no instagram @maracatuac .
A oficina de maracatu é uma realização do grupo Maracatu Pé Rachado com apoio da Escola de Música do Acre.
Cronograma
- Período de inscrição: 26 de fevereiro até esgotar as 30 vagas;
- Lista de selecionados e cadastro de reserva: 01 de março;
- Início das oficinas: 02 de março.
Oficineiros:
Vanessa França (Mestra do Maracatu Pé Rachado), Gigliane Oliveira, Guta Rio, Amanda Tálita, Deivid de Menezes e Jaqueline Telis