22 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Iphan leva alunos de Rio Branco e Senador Guiomard para ações educativas nos misteriosos geoglifos

Programação iniciou em novembro de 2023 e irá até abril deste ano.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/02/2024 - 09:08
Foto: Ascom Iphan

Foto: Ascom Iphan

Manda no zap!CompartilharTuitar

Alunos da rede municipal de ensino de Senador Guiomard e de Rio Branco participam, desde novembro do ano passado, de ações de Educação Patrimonial oferecidas pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Acre. Eles tiveram a oportunidade de visitar os geoglifos do Sítio Arqueológico Jacó Sá, em Rio Branco. A estrutura, de ocorrência rara, foi tombada pelo Iphan em 2018.

Além das escolas, moradores locais, agentes de cultura e agentes municipais também estão participando das atividades. A programação começou em novembro de 2023 e irá até abril de 2024. O plano de atividades também prevê a realização de um Inventário Participativo com a comunidade em que eles são estimulados a indicar os patrimônios culturais que fazem parte de seu dia a dia, e uma exposição sobre o tema. A programação faz parte de uma série de ações da Superintendência do Iphan no Acre que visam estimular a valorização do patrimônio cultural do estado.

“A Educação Patrimonial faz com que as pessoas tenham conhecimento sobre a importância desse patrimônio que faz parte da ocupação da Amazônia. É o que Leandro Grass, presidente do Iphan, sempre fala: as pessoas só vão preservar o que elas conhecem”, diz o superintendente do Iphan no Acre, Stenio Cordeiro de Melo.

Sobre os geoglifos

Chamados de tatuagens na terra pelos grupos indígenas contemporâneos, os geoglifos representam uma herança cultural dos povos amazônicos e são abundantes na Região Norte do Brasil. “Eles impressionam pela sua monumentalidade, engenharia e sofisticação”, explica a arqueóloga do Iphan Antônia Barbosa.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

As estruturas de terra cavadas no solo, formadas por valetas e muretas, representam figuras geométricas de diferentes dimensões. Os sítios arqueológicos do tipo geoglifo foram identificados pelo arqueólogo Ondemar Dias, em 1978, durante as pesquisas do Programa Nacional de Pesquisa Arqueológica na Bacia Amazônica (Pronapaba).

“É um patrimônio que tem potencial para ser eleito Patrimônio da Humanidade, assim como Nasca, no Peru. Mas, se queremos que ele seja mundialmente reconhecido, precisamos que ele seja conhecido e valorizado antes pela própria comunidade no entorno dele e no estado do Acre”, conclui o superintendente.

Fonte: Ascom Iphan

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prêmio da Mega-Sena é estimado em R$ 95 milhões neste sábado

Próxima Notícia

PRF e Ageac assinam acordo para ampliar segurança no transporte intermunicipal

Mais Notícias

O homem foi morto a tiros
5º guia gazeta

Homem é morto a tiros ao tentar invadir resort de Trump na Flórida

22/02/2026
Foto:  Nico Soto
6º destaque

Peça ‘No Buraco’, inspirada em histórias de centros socioeducativos, volta aos palcos de Rio Branco

22/02/2026
Ramon Dino mira o bicampeonato. Foto: Reprodução
Vídeos

De olho no bicampeonato, Ramon Dino compartilha progresso da preparação

22/02/2026
Mosquito Anopheles infectado pelo microrganismo Plasmodium é o transmissor da malária. Foto: internet
5º destaque

Malária cresce mais de 180% em município do Acre mesmo com queda geral no estado

22/02/2026
A fila acumula dezenas de carros. Foto: Cedida
5º destaque

Fila de carros se estende por trecho da BR-364, devido a protestos em Feijó; veja vídeo

22/02/2026
Foto: Vacina da gripe pode proteger contra casos graves de gripe K, segundo especialista  • andreswd/GettyImages
2º destaque

Acre tem cobertura vacinal contra influenza abaixo de 15% em todos os grupos prioritários, aponta Saúde

22/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Ageac

PRF e Ageac assinam acordo para ampliar segurança no transporte intermunicipal

Foto: Tribuna do Paraná

Três apostas feitas em uma mesma casa lotérica faturam quase R$ 300 mil na Lotofácil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre