Devido à enchente de rios e igarapés que atinge milhares de famílias no Acre, 5.376 consumidores de nove cidades tiveram a energia elétrica suspensa por motivo de segurança. Os dados são do boletim divulgado nesta quarta-feira, 28, pela Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no estado.
A medida foi tomada para evitar acidentes com a rede elétrica nos bairros atingidos pela cheia dos rios. O governo do Acre decretou situação de emergência em 17 cidades por conta das enchentes, que foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Nas dez cidades mais críticas, há 62 abrigos públicos atendendo 5.960 pessoas desabrigadas. Além disso, há 8.516 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos.
Conforme os dados da Energisa, são 2.261 unidades consumidoras desligadas em Brasileia, cidade que enfrenta a pior cheia já registrada na história.
Além disso, são 253 clientes em Rio Branco sem energia elétrica; 397 no Jordão; 258 em Epitaciolândia; 64 em Xapuri; 819 em Marechal Thaumaturgo; 242 em Santa Rosa do Purus; 175 em Porto Walter; e 907 em Tarauacá.
Orientações
A Energisa dá ainda algumas dicas para que a população não corra riscos ao tentar religar energia diante de situações de inundação.
- Não tente consertar eventual falta de energia por conta própria;
- Se sua casa for atingida pela água durante uma alagação, desligue o disjuntor de energia (chave geral);
- Em caso de dúvida, entre em contato com a Energisa por meio do aplicativo Energia On, gisa.energisa.com.br ou 0800-647-7196.