Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Manoel Urbano e Mâncio Lima lideram aumento de casos de intervenção na rede elétrica em 2023

Foto: Ascom Energisa

Arremessar objetos, vandalismo ou tentar fazer qualquer tipo de manuseio irregular na rede de energia foram ações que fizeram com que os municípios de Mâncio Lima e Manoel Urbano liderem o aumento de casos registrados pela Energisa em 2023. O aumento foi de 133% e 125%, respectivamente. Em todo o Estado, foram registradas 646 ocorrências com essa natureza.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a Energisa ressalta que somente as suas equipes podem fazer as intervenções no sistema elétrico. O coordenador de proteção e engenharia da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, explica que quando uma pessoa não habilitada mexe na rede, coloca em risco a própria vida e compromete a segurança e o fornecimento de energia de todos os clientes ligados àquela fonte.

“Temos atuado na orientação e disseminação da informação sobre os cuidados com a rede elétrica. Mas ainda há muitos casos de pessoas que por conta própria tentam mexer na rede e acabam se colocando em risco e gerando impacto para a própria população, como a falta de energia”, afirma.

A Energisa destaca que a empresa tem equipes de manutenção de prontidão para atuar no Acre. O atendimento é 24 horas e deve ser solicitado pelos canais de atendimento. Continuamente, a empresa orienta à população sobre os cuidados com a rede elétrica.

A ação de intervenção na rede é configurada crime e atualmente está previsto no artigo 265 do Código Penal Brasileiro. Quando isso acontece, é registrado um Boletim de Ocorrência para que todas as providencias legais possam ser tomadas. Apesar desse ato ser uma atitude isolada, ele tem uma consequência coletiva, podendo levar a morte tanto do indivíduo que intervém quanto de terceiros.

Segurança

As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

Além de serem crime, essas atividades são perigosas e podem causar acidentes fatais. “Essas pessoas estão colocando a sua vida em risco e de todos que estão próximos. Orientamos, novamente, que somente a Energisa pode fazer intervenção na rede, pois possuímos equipes preparadas para realizar os serviços com segurança e qualidade”, reforçou Bruno.

  Saiba o que não pode ser feitonaredede energia ou próximo a elas:  

· Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;

· Fazer instalações elétricas direto nos cabos dos postes. Além de perigoso é crime;

· Instalar, retirar ou adulterar medidores de energia;

· Realizar pintura de faixadas improvisando extensores no rolo de pintura;

· Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;

· Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema.

· Instalar antenas em proximidade com a rede elétrica. Contrate um profissional qualificado e experiente.

Caso se depare com as situações abaixo descritas, não intervenha na rede e chame aEnergisa de imediato:    

• Cabo rompido, baixo ou próximo a marquises, varandas, faixadas, placas de lojas e painéis publicitários;

• Poste quebrado ou com estruturas visivelmente danificadas/quebradas;

• Árvores em contato ou muito próximas à rede;

• Construções/edificações em proximidade com a rede elétrica;

• Montagem de andaimes ou outras estruturas metálicas próximas à rede elétrica;

• Atividades de aterro ou escavação próximas aos postes;

• Cercas ou alambrados sem aterramento e/ou seccionamento.

Sair da versão mobile