O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) declarou estado de emergência ambiental em várias regiões do Brasil, incluindo o estado do Acre, devido ao risco de incêndios florestais. A declaração foi feita através de portaria assinada pela ministra Marina Silva e publicada na edição desta quinta-feira, 8, do Diário Oficial da União.
No Acre, o estado de emergência ambiental em risco de incêndios florestais foi decretado nas mesorregiões do Vale do Acre e Vale do Juruá, entre os meses de abril a novembro de 2024.
A portaria é uma medida preventiva que tem como objetivo programar as ações de enfrentamento às ocorrências de focos de incêndios florestais em todo o país. Com o decreto, o Ministério pode instituir ações preventivas para reduzir os impactos ambientais causados pelo fogo.
Incêndios no Acre
Entre os dias 1 de janeiro e 8 de fevereiro, o Acre registrou oito focos de queimadas segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Todos os casos foram registrados na região do Vale do Juruá.
O número de incêndios florestais este ano é o mesmo registrados nos primeiros dias do ano de 2023. O programa utiliza dados de queimadas captados diariamente pelo satélite de referência Aqua para fazer os levantamentos. Em todo o ano passado foram registrados mais de 6,5 mil focos.