O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, realizou, nesta segunda-feira, 26, uma reunião com integrantes do MPAC escalados pelo Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD) para fiscalizar os abrigos destinados à população afetada pela enchente em Rio Branco.
Durante o encontro, foram discutidas questões logísticas e o fluxo de trabalho do grupo nos abrigos dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, onde o MPAC irá instalar uma sala de situação, a partir desta terça-feira, 27.
Danilo Lovisaro enfatizou que a presença contínua do MPAC no Parque, que recebe a maioria dos desabrigados da Capital, facilitará a atuação do órgão no trabalho fiscalizatório e no apoio às ações do poder público. Ele agradeceu ao trabalho realizado pelos integrantes do GPRD tanto na capital quanto no interior do estado.
“Agradeço aos integrantes do GPRD que têm se dedicado com afinco à situação, desempenhando mais uma vez um papel fundamental para proteger a nossa população. Agora, nosso próximo passo é estabelecer nossa presença no Parque de Exposições para exercermos de forma efetiva nosso papel fiscalizatório”, afirmou.
O coordenador do GPRD, promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, destacou que o grupo tem acompanhado de perto a assistência prestada pelo poder público às famílias desde os primeiros casos de abrigamento, “visando garantir a proteção dos direitos das pessoas afetadas, especialmente de grupos vulneráveis”.
Também estiveram presentes na reunião o secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, e o coordenador adjunto do GPRD, promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior.