Francisca Altamira, 10 anos, foi a primeira criança a se vacinar contra a dengue na capital acreana. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à campanha de imunização nesta sexta-feira, 16, na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar, localizada no bairro Quinze.
Moradora do Quinze, Francisca nunca foi acometida pela dengue e confidenciou estar ansiosa para ser imunizada. “Tô ansiosa pra tomar a vacina, é importante se imunizar, não quero pegar dengue. Aí vou tomar a vacina pra não ficar ruim”, disse a garotinha.
A pequena cidadã ainda reforça que, daqui a 90 dias, vai voltar à unidade de saúde, para tomar a outra dose do imunizante. “Eu já tomei várias outras vacinas antes, não doeu nada e depois eu vou voltar pra tomar a outra parte” destacou a menina.
Para a mãe, Luciete Rodrigues, o momento é de alegria. “É muito importante vacinar, e ela foi a primeira. Dengue é muito perigoso, principalmente a hemorrágica. Então, eu não quis perder tempo e daqui a três meses ela vem tomar outra dose”, salientou a autônoma.
Imunizada e com um sorrisão no rosto, a menina deixou um recado para as outras crianças: “Faz mais bem do que mal, é importante pra gente se imunizar. Vem pra cá tomar a vacina da dengue para não adoecer”.
Campanha de vacinação
A vacinação contra a dengue é destinada para crianças e adolescentes de 10 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A iniciativa faz parte de uma ampla campanha nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde nas vinte e sete capitais do país.
Para Rio Branco foram disponibilizadas 11.500 doses do imunizante. A unidade de saúde escolhida para o lançamento da campanha na capital foi a URAP Eduardo Assmar, localizada no bairro Quinze.
A meta é vacinar 14.105 mil crianças e adolescentes. Rio Branco é a primeira capital da Região Norte a iniciar a campanha. As vacinas também estarão disponíveis na Policlínica Barral y Barral.
Leia também:
Rio Branco inicia imunização da primeira dose da vacina contra a dengue