As chuvas continuam intensas na capital acreana e o nível do Rio Acre segue em alta em Rio Branco. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial subiu 25 centímetros em 24 horas e marcou 16,45 metros na medição das 6h desta quarta-feira, 28. O número de pessoas atingidas pela enchente na capital chega a 60 mil.
Nas últimas 24 horas, choveu 14,45 milímetros em Rio Branco. De acordo com os dados, nos 28 dias de fevereiro choveu um acumulado de 444,4 milímetros na capital, o que representa 45,7% acima do esperado para todo o mês, que era de 305 mm.
A capital acreana está com 10 abrigos montados em escolas e no Parque de Exposições. Segundo atualização mais recente, são 374 famílias desabrigadas, com um total de 1.104 pessoas. Além disso, há cerca de mil pessoas que precisaram deixar suas casas e foram para casas de parentes.
Somente no Parque de Exposições são 270 famílias desabrigadas. A capital tem 37 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, há ainda 18 comunidades rurais atingidas pelas águas, sendo que quatro estão isoladas.
“A previsão é que o nível do rio continue subindo aqui na capital, pelo menos, pelos próximos três dias. Isso porque temos previsão de muita chuva ainda e tem a questão da água que vem da região do Alto Acre, onde as cidades também estão sofrendo com enchente”, disse o coronel.