O acidente registrado na tarde desta terça-feira, 20, na Via Verde, em Rio Branco, que derrubou quatro postes de eletricidade após a colisão de um caminhão, deixou 340 residências sem eletricidade. Após ser informada sobre o corrido, a Energisa mobilizou 10 equipes para atender a ocorrência.
“Ao todo, 40 colaboradores estão atuando para restabelecer o fornecimento de energia o quanto antes para os clientes. A Energisa afirma que esses acidentes são perigosos. Além do impacto da batida, que pode ferir os ocupantes dos veículos, há risco de choque elétrico, principalmente se o poste cair sobre o automóvel ou envolver rompimento de cabos”, alertou a empresa em nota.
Devido ao acidente, comerciantes podem ser prejudicados, uma vez que a instalação de um novo poste pode levar até quatro horas e o custo médio da substituição é de R$ 5 a 10 mil. Segundo a Energisa, após um processo administrativo interno, os casos de abalroamento de postes por terceiros, são tratados conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê a cobrança do condutor do veículo causador da ocorrência pelos danos causados e substituição das estruturas avariadas como por exemplo, postes, transformadores ou rede de distribuição.
Entenda o caso
Caminhão derruba quatro postes na Via Verde; moradores de condomínio Ecoville ficam presos