Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Epitaciolândia cria sala de situação para acompanhar cheia do Rio Acre

Foto: Arquivo/Prefeitura de Epitaciolândia

Com o nível do Rio Acre subido rapidamente na regional do Alto Acre, a prefeitura de Epitaciolândia criou uma sala de situação para acompanhar a cheia do manancial na região. O rio marcou 8,80 metros na medição, das 9h desta quinta-feira, 22, na cidade e já se aproxima da cota de alerta, que é de 9,40.

A cota de transbordo é de 11,5 metros. Conforme informações da prefeitura, o manancial estava com 6,30 metros, na manhã dessa quarta-feira, 21. Ou seja, foram mais de dois metros de subida nas últimas horas.

Segundo o prefeito, Sérgio Lopes, a situação é preocupante, uma vez que em Assis Brasil, cidade vizinha, o rio já atinge casas e mais de 50 famílias tiveram que deixar suas casas para ir para abrigos ou casas de parentes.

“A grande preocupação é porque em Assis Brasil a alagação já atingiu mais ou menos a mesma proporção do ano passado e o rio ainda continua subindo. Com a velocidade que o rio está subindo, nós estimamos que ainda nesta quinta [22] ele chegue à cota de transbordo. Então, já temos famílias desesperadas e por isso, montamos já uma sala de situação para acompanhar esse processo e também estamos nos organizando para começar a remover famílias de casas onde o rio pode atingir. Vamos usar escolas como abrigos”, informou o prefeito.

Sair da versão mobile