Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prouni 2024: MEC atrasa divulgação dos resultados da 2ª chamada; lista deve sair nesta quarta-feira

O Ministério da Educação (MEC) atrasou a divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni), que deveria ter sido liberada nesta terça-feira (27). Procurada pelo GLOBO, a pasta não informou o motivo do atraso. No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior conta apenas que os resultados serão liberados nesta quarta (28).

Nas redes sociais, estudantes reclamaram do atraso na divulgação e do fato de o MEC não ter se pronunciado sobre. O adiamento consta apenas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que foi atualizado com a nova data.

Em nota, o ministério informou, na manhã desta quarta-feira, que “as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) estão trabalhando para divulgar os resultados da segunda chamada do Prouni o mais rápido possível”.

Até quando pode entregar os documentos do Prouni 2024?

Apesar do atraso, o prazo para o candidato pré-selecionado entregar a documentação na instituição de ensino superior para comprovação dos dados informados na inscrição continua sendo até o dia 7 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.

Como consultar o resultado da segunda chamada do Prouni 2024?

A lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada ficará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Vagas do Prouni 2024

Na atual edição do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.

O programa é voltado para alunos que desejam uma bolsa de estudos em uma universidade privada. Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) anunciou um aumento no número de vagas para cursos como Direito e Medicina.

Quem tem direito ao Prouni 2024?

Criado em 2004, o programa disponibiliza bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. Para concorrer, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo (o equivalente a R$ 1.818 em 2022) em caso de bolsa integral, e de até três mínimos (o equivalente a R$ 3.636 em 2022), em parcial.

De acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC, é preciso ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial para ter prioridade na pré-seleção do programa.

O Globo

Sair da versão mobile