O nível do rio Acre continua subindo e chegou à marca de 16,82 metros na medição das 6h desta quinta-feira, 29, em Rio Branco, segundo dados da Defesa Civil Municipal. Foram 37 centímetros a mais em 24 horas. O número de pessoas atingidas pela enchente na capital chega a 61 mil.
Nas últimas 24 horas, choveu 8,2 milímetros em Rio Branco. De acordo com os dados, em fevereiro choveu um acumulado de 452,6 milímetros na capital acreana, o que representa 48,4% acima do esperado para o mês, que era de 305 mm.
Rio Branco está com 10 abrigos montados em escolas e no Parque de Exposições. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o número de desabrigados, desalojados e atingidos aumentou por conta da subida de nível.
Os dados apontam que são 557 famílias desabrigadas, com um total de 2.104 pessoas. Além disso, há cerca de 4,1 mil pessoas que precisaram deixar suas casas e foram para casas de parentes.
O número de bairros atingidos também subiu de 37 para 45, segundo última atualização nesta quinta. Há ainda 18 comunidades rurais atingidas pelas águas, sendo que quatro estão isoladas.
“Nós temos um agravamento geral da situação por conta do aumento do nível do rio. E deve acelerar ou manter esse cenário nas próximas horas. Pelo que temos observado, o nível está subindo cerca de dois centímetros por hora e, além da vazante na cidades do Alto Acre, que essa água vem para Rio Branco, temos também o Riozinho do Rôla que está cheio e jogando muita água no Rio Acre”, afirmou Falcão.