Em Rio Branco, o nível do Rio Acre continua subindo e já ultrapassou a cota de alerta [13 metros], nesta sexta-feira, 23. De acordo com a Defesa Civil Municipal, na medição das 12 horas, o manancial registrou a cota de 13,67 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros e deve ser atingida ainda hoje.
“O cenário hidrológico de Rio Branco se agravou bastante nas últimas horas, tanto com a subida do rio Acre quanto dos igarapés. Estamos sofrendo com a influência do aumento das águas de todos os municípios acima e lá ainda está enchendo, inclusive no Peru. Então, não há nada o que possa ser feito a não ser estar à disposição da população, que já está sendo retirada dos locais de risco”, disse o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.
Antecipando-se à possibilidade de enchente do Rio Acre, em virtude da grande quantidade de chuvas que atingiu o estado nesta semana, o governador Gladson Cameli assinou nesta sexta-feira, 23, o decreto que declara estado de alerta no Acre.