A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou nesta sexta-feira, 16, a campanha de vacinação contra a dengue. O pontapé das imunizações foi promovido na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar, localizada no bairro Quinze.
O foco neste primeiro momento são as crianças de 10 e 11 anos, público com mais casos de hospitalização. O Acre recebeu 17.810 doses da vacina Qdenga, que tem o esquema vacinal composto por duas doses, sendo que a segunda é aplicada 90 dias após a primeira. Para Rio Branco foram destinadas mais de 11.500 doses de vacina.
De acordo com a Semsa, a meta para 2024 na capital é que 14.105 mil crianças sejam imunizadas. Além da Urap Eduardo Assmar, o centro de saúde Barral y Barral também vai realizar a vacinação.
“Em 2022 tivemos grande redução não casos e agora que o Brasil tá sofrendo muito com a dengue, receber a vacina é um prêmio para o Acre”, disse o prefeito Tião Bocalom, que abriu a solenidade.
Bocalom ainda reforça que reduzir o número dos mosquitos e realizar um combate eficiente é muito importante para combater a doença. ” Estamos trabalhando para reduzir os números do mosquito, mas se a população não ajudar, o nosso trabalho de vacinação vai ser apenas enxugar gelo. É importante matar quem mata, matar os mosquitos”, destacou.
A secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, reforçou a necessidade de apresentar comprovante de residência no ato de vacinação. “Por enquanto estamos no Quinze e no Barral y Barral, mas, se precisar abriremos postos de vacinação em mais locais. É importante lembrar do comprovante de residência na hora de vacinar, pois nem todos os municípios receberam a vacina”, frisou.
Segundo Sheyla, a gestão municipal planeja realizar ações de vacinação nos bairros, escolas e creches. “Você pai ou responsável, estamos com duas unidades de referência, a partir de hoje, sexta-feira, 16, das 8 da manhã as 16h, estaremos vacinando crianças de 10 a 11, então você pai ou responsável por essa criança leve ela pra se vacinar”, endossou.