A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), alerta para a continuidade das chuvas no estado.
De acordo com o meteorologista e analista em Ciência e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Centro Regional de Porto Velho (Censipam-CR/PV), Luiz Alves dos Santos Neto, há previsão de chuva com volume acumulado entre os dias 22 e 28 de fevereiro de 20 mm até 90 mm, onde as chuvas deverão estar acima do esperado para o período analisado na região do Juruá e Alto Acre.
Na região de Tarauacá/Envira, Purus e Baixo Acre deve ocorrer um volume de chuva abaixo do esperado para o período.
Nesta sexta-feira, 23, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja de chuvas intensas para todas as regiões do Acre, com validade até às 10h deste sábado, 24. A previsão é de que haja chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos entre 60 a 100 quilômetros por hora.
Estado de Alerta
Com a subida dos níveis dos rios acreanos, em decorrência do acúmulo de chuvas registrados nos últimos dias, o governador Gladson Cameli (PP) declarou, nesta sexta-feira, 23, Estado de Alerta. Em coletiva de imprensa, o governador explicou que o decreto facilita o acesso a recursos e agilizar o atendimento às vítimas da enchente.
O documento prevê a constituição de equipes multidisciplinares para articulação, coordenação e atendimento de situações emergenciais em razão do período de chuvas. O decreto é válido entre os meses de fevereiro e abril deste ano.